sexta-feira, 24 de abril de 2009

Pra frente Brasil (1983)


Sinopse:

Em meio à euforia do milagre econômico em plena Copa do México, um pacato cidadão da classe média é confundido com um ativista político, sendo então preso e torturado por agentes federais. Dirigido por Roberto Farias (Assalto ao Trem Pagador) e com Antônio Fagundes, Reginaldo Faria e Flávio Miggliaccio no elenco.
"Pra Frente, Brasil" é um dos poucos filmes que retrata as atrocidades que foram cometidas no Regime Militar, especificamente ano de 1970 (governo Médici). A censura exigiu na época um prólogo dizendo que o filme era uma obra de ficção, mas não era.

Premiações:

Ganhou o Prêmio C.I.C.A.E., no Festival de Berlim.
Ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Edição, no Festival de Gramado.
,

Título Original: Pra Frente Brasil
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 104 minutos
Direção: Roberto Farias
Roteiro: Roberto Farias, baseado em argumento de Reginaldo Faria e Paulo Mendonça
Produção: Rogério Farias
Fotografia: Dib Lufti e Francisco Balbino Nunes

4 comentários:

Conde Vlad Drakuléa disse...

Excelente filme que revela cenas reais, aliás de qualquer ditadura, seja ela comunista-socialista ou conservadora-capitalista, o fascismo é um vírus que se adapta nestes dois regimes,especialmente no comunista, basta relembrar a história soviética aonde torturas como essa também ocorreram bastante, e na Sérvia, Milosevic era um facista-comunista, cenas assim já não ocorrem mais no Brasil, será? mas continuam a ocorrer em diversas ditaduras da Terra atual, aonde as pessoas não tem nenhum direito humano ou seja lá qual for, Cuba, China, ditaduras teológicas, no passado Uganda, Pinochet no Chile, e outros, são exemplos que devem servir para alertar a espécie humana a respeito do seu pior inimigo: "ela mesma!"...

Conde Vlad Drakuléa disse...

E filmes assim servem para combater todas essas ditaduras, eis o cinema, a 7ª Arte realizando uma função social importante, qual seja, defender a democracia e os valores democráticos, sejam eles liberais ou conservadores, o filme mostra claramente que quando não há instituições democráticas, ocorre o que ocorreu em Roma, com o saque do bárbaro Alarico, apenas para lembrar: "Alarico cercou Roma por três vezes. O primeiro cerco foi levantado através do cumprimento das suas exigências por parte do Senado romano: entrega de todo o ouro e prata da cidade, de todos os móveis ricos e preciosos, e de todos os escravos que pudessem provar o seu direito ao nome de “bárbaros”. Estupefactos, os enviados do Senado atreveram-se a perguntar ao rei dos Godos: “Se são essas as tuas vontades, ó rei, o que tencionas deixar-nos?” O conquistador respondeu secamente: “As vossas vidas”. "
Esse filme, Pra Frente Brasil, combate os "Alaricos" modernos, é uma constante lembrança de que ontem, fomos mais bárbaros que hoje!

Anônimo disse...

Como faço para adquirir o filme pra frente Brasil??

meu email é clarossi@terra.com.br

Vanessa disse...

Estou aqui apenas para dar os parabéns aos organizadores do projeto! Participei e gostei muito, principalmente da conversa que rolou após o filme. Vcs estão desempenhando muito bem o papel fundamental de estudantes: proporcionar espaços de debates e reflexões em torno de nossa sociedade! Pena que não irei na proxima apresentação porq estarei viajando! Contem cmg, no que eu puder ajudar!! Um grande abraço!