quinta-feira, 21 de maio de 2009

[[ O primeiro ]]






Dia 29 de abril de 2009, quarta-feira, por volta das 15hs, aconteceu o primeiro encontro do dialogando com a 7ªarte - 2009. Cinéfil@s, simpatizantes, curios@s, enfim, pessoas, reuniram-se para assistir o filme "Pra frente Brasil" numa das salas da faculdade de Direito - UFPel.
Após a exibição, organizou-se uma roda de discussão sobre os temas do filme e as inúmeras associações possíveis, contemporâneas a nós. Era hora de explicitarmos opiniões e ouvirmos o que os outros pensam sobre isso.
O filme retratava os últimos anos da ditadura militar no Brasil . Em especial, 1970: ano em que o Brasil ganhou a copa do mundo disputada no México; o povo era só alegria enquanto milícias civis, sem provas, prendiam, torturavam e matavam "suspeitos".
Levantou-se questões como: as formas de ditadura implícita da sociedade atual? Ditadura da beleza, das marcas, na universidade e suas diversas áreas de atuação.
O quão longe estamos desta ditadura?
A ditadura acabou mesmo?
Da ditadura militar, em especial, aparentemente estamos distantes, praticamente todas as pessoas dentre o grupo nasceram em período pós 1985 (ano em que Tancredo Neves foi eleito democraticamente). "Liberdade de expressão" e o "direito de ir e vir" são "palavras de "na "nova sociedade".
Entrou em questão o fato de que ninguém, em absoluto, foi punido pela tortura no Brasil. Sem esquecer que a ditadura militar brasileira foi "o projeto piloto" para as demais ditaduras da América Latina: Argentina, Chile, Uruguai. Ela durou cerca de 20 anos, isto é, uma geração inteira nasceu e cresceu dentro dela.
As cotas na universidade pública é mais uma forma de ditadura?
Todos, como esperado, dialogaram, contestaram, afirmaram e adicionaram idéias aquela roda.
Gostaríamos de agradecer a todos que se disponibilizaram e compareceram com suas opiniões e com suas mentes abertas a interrogações.


=) A equipe Dialogando!
* Fotos: Patrick Tedesco
* Texto: Scheila Meira

Um comentário:

Conde Vlad Drakuléa disse...

Excelente texto, muito bem escrito Scheila, parabéns! ^^
De minha parte, eu que vivi esse período conturbado posso afirmar que se eu aprendi alguma coisa sobre tudo isso foi sempre ser imparcial e sempre percebi que não existem mocinhos nem bandidos, na verdade, "é tudo bandido", hoihewuiuiheheuhehe! Eu acho que o Brail ainda é uma pseudo-democracia, vai demorar algum tempo até aparecer alguém sério, um outro JK ou Rondon para firmar as instituições nacionais por aqui... Em relação à julgar os criminosos daquele período eu acho que, se não quisermos iniciar mais uma guerra civil ou mais ditaduras o melhor mesmo é esquecer isso, pois foi esse o acordo que esses mequetrefes fizeram, nós saímos e vocês não nos perseguem... Caso contrário eles estariam aí no poder até hoje pois essa história de que foi o povo que os tirou de lá é tão verossímil quanto um enlatado americano, se o povo realmente pudesse tirar tiranos com tanques do poder não teria ocorrido o massacre da Praça da Paz Celestial, aonde tanques passaram por cima de estudantes e também já teriam se levantado contra o malandro da Coréia do Norte! Contra um tanque vindo na sua direção existe apenas uma solução: "uma boa e rápida oração e depois uma corrida ligeira que eu não sou bobo não!" hoiheeueuheuhe! Na época havia uma canção dos Baianos e Novos Caetanos que dizia assim: "Urubú tá com raiva do boi, e eu já sei que ele tem razão, é que urubú tá querendo comer, mas o boi não quer morrer, não tem alimentação"... Traduzindo, o urubú são as esquerdas, o boi, eram "as direitas" então no "pudê", eu nessa hora percebi... A merda continua a mesma, mudam apenas as moscas, alias, filosofando, as "cores" das moscas! hoiheueuheuhe, essa história de que não existe ditadura do proletariado, que não existe mais essa guerra fria entre esquerda e direita é pura conversa fiada, a guerra continua e cada um tá sempre doido prá impor a sua "ditadurizinha" em the name of the people", tudo essa hipocrisia, "no nome do povo, ou exército do povo, na verdade o povo dele mesmo só tem o penico e olhe lá... Entre o Bush e o Mao, eu fico com as certinhas do Lalau que eu ganho mais e qualquer coisa meu passaporte holandês tá na mão beibi!!! Os brasileiros não tem noção do que seja realmente uma ditadura "totalitária" de verdade, como as que existem em Cuba, existiu no Chile, existe na Coréia do Norte, em Angola e na "famigelada" China né? A ditadura aqui até que foi "soft" se comparada a outras como a do Camboja, etc... Hoje em dia com essa história de "plebiscito" tem até a "ditadura democrática"!!! Má reeeealmente, oeeeeee!!! Só emigrando para a Islândia, num tem jeito não! Beijocas Cogu, e desculpe o livro que eu escrevi aí encima, hoiheueuheuhe! Bye bye Brasil que tem um japonês tráis de mim, hoiheuuehuhe, aquela canção do Chico "Acorda amor" deveria ser tocada na China, em Cuba, hoiheueuheuhe, Bakunin é que tava certo viu? Beijocas :*****

P.S. Para quem não sabe, Bakunin foi um anarquista russo, não é nome de vodka não viu? Hoiheueuheuhe...